sábado, 21 de abril de 2012


O ELEVADOR LACERDA

 Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônnio Francisco de Lacerda, idealizador da companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra.
 As obras foram iniciadas em 1869 e, como dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popular conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.


Após sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam vinte passageiros cada.
 Ao longo de sua história passou por quatro grandes reformas e revisões, a primeira em julho de 1906 para a sua eletrificação, a segunda em 1930 para adicionar mais dois elevadores e uma nova torre que conferiu a atual arquitetura em estilo Art Déco, a terceira no início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura de concreto, a quarta no ano de 1997 em que se foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e  eletro-eletrônico.


Reconhecido como um dos ícones mais importantes e famoso do turismo de Salvador, o Elevador Lacerda se trata de um equipamento urbano situado na Praça Cayru no bairro do Comércio bem próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Propicia ao seus visitantes uma linda e panorâmica vista da Baía de Todos os Santos.
Foi tombado pelo Instituto do  Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário